19 de fevereiro de 2013

FCT 11-10 Beira-Mar

Mais uma importante vitória para a nossa equipa, desta feita frente ao Beira-Mar. Recebemos o nosso adversário este sábado para lutar pelo primeiro lugar desta fase de apuramento. A equipa visitante entrava em campo com uma vantagem de três pontos e isso tinha que ser corrigido.
Desde cedo mostrámos que só a vitória nos interessava, pois a mesma atirava-nos para o topo da tabela classificativa. Entrámos em campo a dominar territorialmente mas com o nosso adversário a partilhar a posse de bola. Numa das raras vezes que nos vimos no nosso meio campo, e após uma falta cometida num ruck, o Beira-Mar aproveitou para abrir o marcador numa penalidade bem conseguida. Esta não tardaria a ter resposta da nossa parte, o que empatou o jogo em 3-3. Os minutos passavam e a ansia de marcar ensaios crescia-nos. Subiamos a defender e davamos pouco espaço ao nosso adversário para jogar. As fases estáticas durante os 80min de jogo foram maioritariamente ganhas pela nossa equipa, arriscando-me a dizer que foi o melhor jogo dos nossos avançados esta época. Sentiamos que tinhamos o jogo na mão e apenas nos viamos a recuar com pontapés após faltas cometidas estupidamente nos rucks. Quando o domínio do jogo nos parecia inquestionável, eis que um off-load falhado já perto dos cinco metros defensivos do nosso adversário, nos atirava para trás dos postes, obrigando-nos a assistir a conversão do ensaio da Moita após uma corrida de campo inteiro por parte de um jogador visitante que soube aproveitar um terrivel erro da nossa equipa. Para piorar as coisas ficámos reduzidos a 14 jogadores depois de um amarelo mostrado ao nosso abertura. Com sete pontos de atraso e menos um jogador em campo parecia que nada nos podia correr pior... mas podia. Ainda antes do intervalo vimos um ensaio ser-nos anulado e posteriormente uma penalidade em frente aos postes falhada. A atitude e vontade estavam lá, faltava-nos a eficácia, percisávamos de pontos e a segunda parte trouxe-nos isso. Apesar de muito disputado, mais uma vez controlámos o jogo, os nossos avançados estavam lá para isso e qualquer touche ou mêlée parecia garantida. Continuámos a subir no terreno e já perto da área de ensaio, num sucessivo ataque por parte dos nossos avançados, o nosso capitão consegue os tão desejados 5 pontos. Infelizmente este não seria convertido mas uma penalidade pouco depois dava-nos a vantagem no marcador passando o placar a mostrar 11-10 a nosso favor. Este resultado não se viria a modificar até ao final do encontro. Saíamos com a vitória mas o Beira-Mar com o ponto bónus, colocando-nos aos dois em igualdade pontual no topo da tabela classificativa.

Parabéns a toda a equipa pela vitória e em especial aos avançados que fizeram um jogo fenomenal. Quero também congratular o Beira-Mar pelo grande jogo conseguido.

Agradeço aos nossos adeptos que mais uma vez se deslocaram à Sobreda para nos apoiar e a quem obviamente dedicamos esta vitória.

Esta semana os nomeados para mvp são o Maltez, Campelo e Lima.

XV Titular:
  1. Maltez
  2. Zé Diogo
  3. Tiago
  4. Campelo (c) (5)
  5. Vasco
  6. A.Jalles
  7. Gui     (Morse)
  8. Simões
  9. Salvador   (Kiko)
  10. Duarte (3+3)
  11. B.Jalles
  12. Lima
  13. Herédia
  14. Pedro
  15. Gongas

    Suplentes:
  16. Miguel
  17. Frederico
  18. Gouveia
  19. Francisco
  20. Gonçalo
  21. joão Nuno
  22. Kiko
  23. Morse

10 de fevereiro de 2013

Kellerman 19-54 FCT


Foi na Tapada da Ajuda que nos encontrámos com o Kellerman para disputar mais uma jornada do campeonato nacional. Entrámos confiantes e decididos a resolver o jogo o mais cedo possível. Os cinco pontos tinham que ser conquistados e por isso entrámos fortes, com ensaios maioritariamente à esquerda em jogadas de vários off loads. O domínio do jogo era indiscutível, a posse bola foi sempre nossa e raros foram os momentos em que passámos para o nosso meio campo defensivo. No entanto a eficácia parecia ter ficado em casa. Nos momentos chave lá havia um avant, uma bola fora ou uma falta que nos impedia aumentar o marcador. Finalizámos a primeira parte com cinco ensaios marcados e nenhum sofrido, com a consciência de que poderíamos ter marcado bem mais.
Na segunda parte a história foi outra. Não sei se o Kellerman entrou com uma nova vontade de se mostrar e dizer "basta", ou se foi a nossa equipa que veio do descanso relaxada e com  a mentalidade de que o jogo estava ganho. Penso que terá sido um pouco de ambos. Apesar da posse de bola ter sido de novo maioritariamente nossa, ainda que menor que na primeira parte, as ocasiões para aumentar o placar não apareceram assim tantas vezes. "Quem não marca arrisca-se a sofrer" e assim foi. Por três vezes o Kellerman conseguiu furar a nossa linha defensiva e por três vezes chegou ao ensaio. Alguma coisa tinha que mudar na nossa equipa e mudou. Passámos ao ataque e ampliámos a nossa vantagem com mais três ensaios marcados finalizando o jogo em 19-54.

Esta semana os nomeados para man of the match são o Gongas, Fred e João Nuno.
(Relembro que estas votações dirigem-se apenas a quem acompanhou o jogo ao vivo)

Obrigado a todos os que foram mais uma vez assistir ao nosso jogo.

XV Titular:
  1. Maltez
  2. Tiago (Francisco)
  3. João Nuno (5)  (Miguel)
  4. Gouveia
  5. Simão
  6. A.Jalles
  7. Morse (Gonçalo)
  8. Campelo (c) (5)
  9. Lara
  10. Duarte (2+2+2+2+2+2+2)
  11. Fred (5+5)
  12. Herédia (5)
  13. B.Jalles
  14. Pedro (Frederico)
  15. Gongas (5+5+5)

    Suplentes:
  16. Miguel
  17. Frederico
  18. Francisco
  19. Gonçalo

4 de fevereiro de 2013

FCT 15-22 Técnico B

Este domingo recebemos na Sobreda o Técnico B para mais um jogo de treino ("treino" porque jogos com equipas B's não entram para o campeonato). Foi um jogo sempre renhido do ínicio ao fim com a equipa visitante a entrar melhor em campo. Nos primeiros 10 minutos foi o Técnico quem esteve melhor e chegou mesmo a abrir o marcador com um ensaio não convertido. A nossa equipa reagiu e chegou-se à frente. No entanto não chegariamos ao nosso primeiro ensaio da tarde (marcou o Duarte) sem antes sofrer o segundo. Ao intervalo o resultado era de 5-17 depois de um terceiro ensaio sofrido marcado após uma touche nos nossos 5m.
Na segunda parte controlámos o jogo e estivémos melhor em campo. Apesar de um ensaio sofrido a nossa linha de 3/4 voltou do descanso com uma grande atitude e o Herédia, Pires e Fred destacaram-se nos momentos ofensivos. Já com algumas alterações no XV inicial conseguimos mais dois ensaios, ambos marcados pelo Herédia, que finalizaram a partida em 15-22.

Destacamos em campo o Pires, Herédia, Fred e A.Jalles nomeando-os para possíveis mvp da semana, deixando aos nossos seguidores a responsabilidade de escolherem um dos quatro.

Queremos agradecer a todos os que mais uma vez se deslocaram para nos vir apoiar.

XV Titular:
  1. Bruno
  2. Morse (Gonçalo)
  3. Miguel 
  4. Gastão
  5. Zé Alberto
  6. A.Jalles (c)
  7. AC
  8. Simão
  9. Salvador (Pedro)
  10. B.Jalles
  11. Frederico
  12. Herédia (5+5)
  13. Pires
  14. Lara (Paiva)
  15. Duarte (5)

    Suplentes:
  16. Pedro
  17. Gonçalo
  18. Paiva