Este sábado os campeões nacionais participaram no Oeiras sevens onde foram com a intenção de defender o seu título com unhas e dentes.
Antes de passar ao resumo quero desde já salientar a excelente organização do Rugby Clube de Oeiras, que proporcionou um excelente torneio aos seus convidados. Com a presença de árbitros devidamente certificados e taças para os vencedores e vencidos, o RCO conseguiu assim ultrapassar, e muito, a organização do campeonato nacional de sevens da FPR, onde a etapa de Famalicão ficou muito à quem das espectativas.
A nossa equipa entrou no torneio a jogar contra os Wariors. O nosso adversário mostrou que o fisico não é tudo e que a experiência conta muito. Ainda assim saímos com uma vitória folgada num optimo jogo de rugby.
No segundo jogo fomos encontrar o Caldas. Entrámos fortes e vencemos tranquilamente, naquele que terá sido o jogo mais facil da tarde (penso que o resultado foi de 33-0). Quisemos demonstrar ao nosso adversário a nossa verdadeira qualidade, pois na última vez que nos tinhamos encontrado o Caldas beneficiou de várias lesões e ausência de jogadores por parte da nossa equipa, que impediram que nos debatessemos de igual para igual (isto sem querer tirar o mérito ao Caldas que pelo muito bom jogo e torneio realizado em sua casa mereceram a vitória dessa etapa).
Passámos assim a fase de grupos em primeiro e fomos encontrar nas meias finais a equipa do Oeiras B. Mais uma vez dominámos o jogo do ínicio ao fim e vencemos tranquilamente, num jogo que também não levantou grandes dificuldades à nossa equipa.
Na final fomos jogar contra a equipa principal do Oeiras, e acabou por ser o jogo mais emotivo da tarde. Entrámos bem e o Duarte Simões marcou cedo para a nossa equipa. O RCO não descansou e conseguiu mesmo virar o jogo para 12-7. Na segunda parte uma excelente, e já habitual, arrancada do Ica colocou-nos novamente à frente do marcador com 12-14. Mais tarde, num momento de pura genialidade, o Leitão dá um chutinho por cima do nosso adversário e vai buscar a bola dentro da área de ensaio onde aumenta a nossa vantagem para 12-19. A equia da casa não se deu por vencida e voltou a marcar, conseguindo assim empatar o jogo. Já perto do final Bernardo Jalles arranca ainda antes do meio campo e fugindo ao adversário, com a ajuda dos colegas de equipa que estiveram sempre ao seu lado no apoio a puxar a defesa do RCO, consegue marcar o tão desejado ensaio que finalizaria a contagem em 19-26 para os campeões nacionais.
Vencemos assim este torneio e recebemos no espaço de uma semana o nosso segundo título de sevens da época. Parabéns à equipa!!
Participaram neste torneio o A.Jalles, B.Jalles, Bastos, Dentinho, Duarte Silva, Duarte Simões, Ica, Joto, Leitão, Pi e Tiago Patrício.